Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Guarapari

Guarapari

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

A História de Guarapari



A história conta que um missionário de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, província da Espanha, de nobres famílias da Península, Llarena, Loyola, Núñes e Anchieta e ainda soldado do grande santo Inácio de Loyola, arribou a estas terras brasileiras a 13 de julho de 1.553. Era o Apóstolo José de Anchieta. Depois de haver evangelizado em outros cantos deste País, veio para a Capitania do Espírito Santo ao lugar chamado Reritiba, hoje Anchieta (Padre Antônio Núñes). Foi em 1.569, quando o Padre José de Anchieta percorria as terras do Espírito Santo como visitador dos jesuítas, encarregado de estabelecer novas aldeias para catequese dos índios Goitacazes, Purus Tupiniquins e Aimorés, sendo uma delas a de GUARAPARI, que determinou o nascer desta povoação. Mas só em 1.585, portando 16 anos depois, é que o Padre José de Anchieta fundou a quarta e última aldeia em terras espírito-santenses, que recebeu os seguintes nomes:

 

ALDEIA DO RIO VERDE OU DE SANTA MARIA DE GUARAPARIM, VILA DOS JESUÍTAS, GUARAPARIM, GUARAPARI

 

Guarapari - Vocábulo de origem indígena, derivado de:

Guará - Garça ave (ibis rubra - nasce branca, torna-se cinza, volta embranquecer, e por fim, a sua coloração é vermelho-carmesim).

Pari ou Parim - Pesqueiro, lugar cercado para apanhar peixe, curral. Obs.: Para Saint Hilaire, em 1818 e Dameon, em 1879, Pári significava 'laço' ou 'armadilha'. Para o Padre Jacomé Monteiro, em 1610 dizia que Parim significa 'manca'.

 

 

No ano de 1.585, o Padre José de Anchieta fundou no alto da colina, uma capela que servia para residência dos padres em missão e catequese dos índios.A capela era dedicada a Sant'Ana ou Santa Maria. Depois desta última redução, o Padre José de Anchieta deixou de ser Provincial e Diretor e, extenuado, recolheu-se a Reritiba, aonde veio a falecer a 09 de junho de 1.597. Em 1.677, o donatário da capitania, Francisco Gil de Araújo, manda edificar na aldeia de Guaraparim uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, por ser a padroeira da aldeia (hoje a ruína da igreja é patrimônio histórico).

 

Em primeiro de janeiro de 1.679, o Donatário Francisco Gil de Araújo eleva a Aldeia de Guaraparim à categoria de "Vila" e sua instalação sai em primeiro de março daquele ano. A comarca de Guarapari foi criada pela Lei Provincial de 1.835, compreendendo a mesma o Rio Itapemirim, Beneventes e Guarapary. Em 24 de dezembro de 1.878 Guarapari passou de vila a município, mas durante alguns anos ainda pertenceu à cidade de Anchieta. O serviço telegráfico foi inaugurado em 1.888.

 

A Lei Estadual de 19 de setembro de 1.891, sancionada pelo Juiz de Direito e Presidente da Província, Coronel Manoel da Silva Mafra, deu a Guarapari foros de cidade. Finalmente, em 29 de fevereiro de 1948, Guarapari teve sua Câmara instaurada. A lei nº 779, de dezembro de 1.953, fixa em três os distritos que compõe o município:

 

GUARAPARI-SEDE, TODOS OS SANTOS, RIO CALÇADO

O crescimento de Guarapari, no decorrer de sua história, foi realmente muito lento. Na década de 30 as casas não passavam de 250 unidades e, somente na década de 40 é que foi registrada a construção da primeira casa de veraneio. Até 1.952 Guarapari era lugar de difícil acesso, pois a travessia do canal ainda era feita através de balsa. Naquele ano foi construída a primeira ponte de madeira ligando o município aos acessos já disponíveis. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente. Divulgada para os quatro cantos do mundo pelo Dr. Silva Mello, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Daí o título de 'Cidade Saúde'.  

seta_indicadora Última Atualização: 14/12/2011 as 23:18:59

Escreva seus próprios comentários sobre Guarapari

Compartilhe as suas experiências!


Guarapari - Espírito Santo


Avaliação do IndoViajar
Litoral da Espírito Santo
População: 98073 hab.
Temperatura Média: 24ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Guarapari

GUARAPARI

Localização: Guarapari está situada no litoral sul do Espírito Santo, 6m acima do nível do mar.

Extensão: 606 Km.

Clima: O clima é ameno-quente e seco. A temperatura média varia entre 24 a 30 graus. Ocorrem chuvas de novembro a maio, mas o período de maior incidência é de outubro a janeiro.

Distância da Capital do Estado: 52 Km.

Limites: Viana, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Oceano Atlântico.

Latitude e Longitude: 20- 40.16 graus sul e 20- 48 graus Oeste.

Rios: Guarapari, Jaboti, Meaípe, Perocão, Claro, Una, Corindiba, Prata e Calçado.

Atividades econômicas: Destacam-se o turismo, a construção civil, a pesca, a agricultura (banana, mandioca, café, cana-de-açúcar, feijão e hortaliças) e a pecuária.

Bandeira: A bandeira de Guarapari foi criada em 25/03/ 71. Possui as cores: azul, vermelho e branco, com o brasão do município.

Guarapariense: Natural de Guarapari.

promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Porto Grande

Casa do Val e da Thais

POUSADA
Até $ 100,00
santa monica

hospedaria .com

POUSADA
Até $ 100,00

pousadachueng

POUSADA
Até $ 100,00

Guia de Hospedagens para Guarapari

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » ES » Guarapari  » A História de Guarapari