Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Cabo Frio

Cabo Frio

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

Parques Ecológicos em Cabo Frio



NATUREZA EM CABO FRIO
Parque das Dunas
Parque das Dunas
Parque Dormitório das Garças
Parque Dormitório das Garças

Parque das Dunas

Compreende um patrimônio natural e paisagístico único. É uma Área de Preservação Permanente extremamente vulnerável à atividade humana (pisoteamento, supressão da vegetação e especulação imobiliária), representando um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos.

O solo dessa região foi formado por um processo de sedimentação marinha e eólica. Sua vegetação característica é a restinga, com características faunísticas e florísticas relevantes: engloba espécies frutíferas como pitanga, bajuru, araçá, guapeba e guaquica; medicinais como bajuru, aroeira e bromil; e ornamentais como orquídeas e bromélias.

Com relação à fauna, podemos citar como espécies mais emblemáticas: o caranguejo-fantasma, a cobra-coral, o calango-da-praia, a lagartixa-da-restinga, a coruja-buraqueira, o tiê-sangue, o sabiá-da-praia, o bacurau e o beija-flor de garganta verde, agente polinizador de bromélias e orquídeas.

A incrível formação de montanhas brancas temporárias foi o que a mãe natureza resolveu dar de presente à cidade. Esses morros de areias brancas e finas têm o brilho revelado pelo sol e o formato moldado pelos ventos. São de origem marinha e algumas, próximas à Praia do Forte, são cobertas de restinga. Na estrada que vai para Arraial do Cabo é onde fica o conjunto mais bonito de "dunas brancas" e também onde se encontra a maior de todas, chamada de "Duna Mãe". A sua imponência é ideal para apreciar o pôr do sol do alto dela. A visitação dessa duna no verão é das 9 às 20h. Um outro conjunto de dunas fica na praia do Peró. Elas costumam mudar de posição em função da força dos ventos. As dunas fazem a festa da criançada que, encontra nelas um tobogã natural, pronto para escorregar.


Parque Dormitório das Garças

O Parque Municipal Ecológico Dormitório das Garças representa um ecossistema de manguezal revestido de importância especial por estar situado dentro da maior laguna hipersalina do planeta em estado permanentemente aberto; abriga uma população de cerca de 1.400 garças brancas, uma população de colhereiros (visitantes sazonais) além de mais 39 espécies de aves. É predominantemente um siriubal (mangue negro = Avicennia schaueriana), ocupando uma área de aproximadamente 215.000m2, não recebendo qualquer aporte sistemático de água doce e apresentando relevo plano, clima seco, alta insolação, baixa pluviosidade e ventos constantes.

Este ambiente passou por um processo de degradação ambiental, provocado por assoreamento das vias de circulação de água, comprometendo a entrada e saída de água das marés, como conseqüência da perturbação provocada pela dragagem do canal principal da Laguna de Araruama, realizada a partir do ano de 2001. Atualmente o parque é objeto de um Programa de Recuperação Ambiental.

Um encontro mais íntimo com a natureza e a consciência da preservação do seu ecossistema é mais ou menos o resumo do Dormitório das Garças. O berço das aves encontra-se do lado esquerdo, cerca de 800 metros após a Ponte Feliciano Sodré, saindo de Cabo Frio no sentido Búzios. A melhor hora para apreciar as garças é entre 17h e 45min até as 18h, quando elas saem de Búzios e vão até o mangue para dormir. Existem diversas campanhas locais de conscientização para preservação daquele mangue que com a desinformação de alguns acabou tornando-se depósito de lixo. O mangue é o dormitório e casa das garças e a não preservação resulta no processo de extinção da espécie. Seria uma pena perder tão belo espetáculo da natureza.


Parque do Mico-leão Dourado (2° Distrito)

Este parque está situado dentro do domínio da Mata Atlântica, apresentando ecossistemas de mangues, matas ciliares, florestas densas e meio lacustre (rios e lagoas). Tem como objetivos a conservação dos mananciais e a proteção da vegetação de Mata Atlântica e toda fauna e flora associadas, especialmente o mico-leão-dourado, espécie com ocorrência restrita a esta região.

Ocorrem também nesta área o macaco-bugio, a preguiça de coleira, a borboleta-da-praia, diversas espécies de répteis, peixes e uma avifauna variada. Tem como diferencial grande biodiversidade e um elevado grau de endemismo.

 

Parque da Boca da Barra (Apa do Pau-brasil)

Visa a preservação de um ecossistema natural (Mata Atlântica) de grande relevância ecológica e beleza cênica. Seus bens arqueológicos e históricos possibilitam a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico. Apresenta uma vegetação com alto grau de endemismo, sendo considerada um dos 14 centros de biodiversidade do Brasil. Nesta região de zona costeira podem ser encontrados: mangues, brejos e restingas, além de significativas populações de pau-brasil. Sobre os morros, uma vegetação característica, só possível devido ao clima único da região e à sua origem geológica.

O que se busca para esta área é uma modalidade de turismo sustentável, propiciadora de uma nova visão de prática turística, sempre em conformidade com a capacidade-suporte do ambiente utilizado.

 

Reserva de Sambaquis

O trecho do final da Praia do Forte até a praia das Conchas guarda um interessante e ainda pouco conhecido pedaço da história dos indígenas brasileiros. É a reserva de sambaquis, sítios arqueológicos onde foram encontradas ossadas de índios que viveram na região, há séculos. A riqueza dos estudos arqueológicos desses artefatos é muito grande porque junto ao morto eram enterrados seus pertences, representando os costumes de toda uma sociedade. A área de Sambaquis pode ser visitada, mas ainda não há um roteiro.

seta_indicadora Última Atualização: 13/12/2011 as 00:17:07

Escreva seus próprios comentários sobre Cabo Frio

Compartilhe as suas experiências!


Cabo Frio - Rio de Janeiro


Avaliação do IndoViajar
Região dos Lagos do Rio de Janeiro
População: 167229 hab.
Temperatura Média: 23ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

parques, cabo frio, mata, garça, mico leao dourado

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Cabo Frio

CABO-FRIO - Telefones Úteis

Serviços públicos

  • Auto-Socorro - (21) 2643-5317.
  • Captania dos Portos - (21) 2643 2840 / 2643-2774
  • CERJ - (21) 2645-4747.
  • Corpo de Bombeiros - (21) 193.
  • Hospital - (21) 2643 2732.
  • Hospital da Mulher - (21) 2647-0806 / 2647-0807
  • Pronto Socorro - (21) 192.
  • Procon - (21) 2643 5831
  • Delegacia - (21) 2647-2836.
  • Polícia Militar - (21) 190
  • Disque Denúncia - (21) 2647-0190.
  • Aeroporto de Cabo Frio - (21) 2644-5277 / 2647-2559.
  • Rodoviária de Cabo Frio - (21) 2643-1521.
  • Associação Comercial - (21) 2643-3524.
  • Associação de Hotéis - (21) 2643-5862.
  • Teatro Municipal - (21) 2645-3644

promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Braga

Pousada Pé Nareia Cabo Frio

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00
Ogiva

Pousada Estalage

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00
Parque Itajuru

Pousada Ãncora de Ouro

POUSADA
Até $ 100,00

Guia de Hospedagens para Cabo Frio

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » RJ » Cabo Frio  » Parques Ecológicos em Cabo Frio