Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Itanhandu

Itanhandu

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

Como surgiu o município de Itanhandu



VOLTE NO TEMPO EM UMA LINDA VIAGEM
Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura “Dilza Pinho Nilo
Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura “Dilza Pinho Nilo
O município de Itanhandu surgiu no princípio do século XVIII a partir de uma pequena aglomeração de casas em torno das sedes das antigas fazendas da Barra e do Rio Verde, as quais se localizavam aos pés da Mantiqueira e eram banhadas pelos rios Verde e Passa Quatro. Por volta de 1870, o arraial, contando já com regular número de moradores, passou a ser denominado de “Barra do Rio Verde”. Das primeiras pessoas que habitaram o município, encontramos registro das famílias: Caetano, Monteiro, Almeida, Campos, Zaroni, Guedes, Carneiro, Santiago, Scarpa, Pereira, Bustamante, Carvalho, Pinho, Braga, Lopes e Midões.

Em 1882, o arraial da Barra do Rio Verde acompanhou a chegada dos ferroviários que iniciaram a construção da Ferrovia Minas e Rio. Esta ligaria a localidade aos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e daria acesso a outras cidades mineiras. O tráfego foi inaugurado em 1884 por Dom Pedro II e a nova estação ferroviária denominou-se ”Capivari“, por ser escoadouro do Distrito de Santana do Capivari, integrante do município de Pouso Alto. Assim, o arraial da Barra do Rio Verde passou a ser denominado de “Estação de Capivari”.

Somente em 1904, a população mudou o nome da estação e do povoado para “Itanhandu”, denominação de um afluente do Rio Verde. O nome dado, de origem tupi-guarani, significa: “ITA” = pedra; “NHANDU” = corredeira, riscos, ema ou aranha, favorecendo as seguintes interpretações “pedras que correm” ou “seixos rolados", “pedras riscadas” ou “seixos raiados”, “ema na pedra” ou ”ema de pedra”, “aranha na pedra” ou “aranha de pedra”. Essas possíveis significações, segundo os etimólogos, precisariam ser comprovadas pela presença, no passado, desses elementos no local, habitado anteriormente pelos indígenas. Além dessas versões, os antepassados também reconhecem para Itanhandu os significados de “pássaro na pedra” e, até mesmo, “pássaro de pedra”, argumentando o fato de haver grande quantidade de pássaros sobre as pedras do Rio Itanhandu.

Em 1911, o povoado de Itanhandu foi elevado a distrito, pertencente ao município de Pouso Alto, pela Lei Estadual n° 556, de 30 de agosto de 1911. Em 1918, foi criado o Ginásio Municipal Sul-Mineiro, inicialmente denominado Colégio Itanhandu, que passou a funcionar em 03 de fevereiro de 1919. Centro de atração cultural de toda a região, o Ginásio contribuiu para a formação cultural e moral de diversas gerações itanhanduenses. No ano de 1923, Itanhandu torna-se município e, em 1940, foi construída a Casa de Caridade e Assistência à Maternidade e Infância de Itanhandu, trazendo benefícios à cidade e à região Sul-Mineira e, foi, neste mesmo ano, que Itanhandu foi elevado à Comarca




seta_indicadora Última Atualização: 15/12/2011 as 00:39:16

Escreva seus próprios comentários sobre Itanhandu

Compartilhe as suas experiências!


Itanhandu - Minas Gerais


Avaliação do IndoViajar
Interior do Estado de Minas Gerais
População: 14205 hab.
Temperatura Média: 19ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Itanhandu

Informações Complementares

As belezas naturais e paisagísticas do município de Itanhandu são um atrativo a mais para a prática de esportes. Estes incluem o montanhismo, o ciclismo e as caminhadas pelas trilhas da região. Há a opção de realizar essas atividades ocasionalmente e através de eventos oficiais. Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado e outros caminhos ecológicos.
O Rio Verde é outra valiosa alternativa em meio à paisagem da Serra da Mantiqueira. Suas paragens mesclam trechos de poços propícios ao nado com as peculiares quedas de cachoeiras. Esse curso d’água pode ser utilizado como palco de descidas de bóia, práticas de canoagem ou simples desfrutes junto à natureza. Dessa forma, em Itanhandu, as modalidades esportivas tornam-se ainda mais agradáveis, podendo ser realizadas em grupo ou, até mesmo, individualmente.

promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Jardim

PousadaSonho Meu

POUSADA
Até $ 100,00
Jardim

Pousada sonho Meu

POUSADA
Até $ 100,00
Jardim Alzira

Pousada Bonani

POUSADA
De $100,00 à $ 150,00

Guia de Hospedagens para Itanhandu

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » MG » Itanhandu  » Como surgiu o município de Itanhandu