Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.
ATRATIVOS TURÍSTICOS |
---|
![]() Praia do Cauamé
|
![]() Centro de Turismo - Sodré Coutinho
|
![]() Centro de Informações Turísticas
|
![]() Complexo Ayrton Senna
|
![]() Parque Nacional Monte Roraima
|
![]() Monte Caburaí
|
![]() Pedra Pintada
| ![]() |
![]() |
![]() |
ORLA TAUMANAN
Localizada às margens do Rio Branco, a Orla Taumanan é um espaço de convivência e lazer que realça ainda mais as belezas naturais de Boa Vista. Abriga 11 quiosques com lanchonetes, restaurantes e dois palcos para shows ao ar livre.
Lá é possível provar as delícias da culinária típica roraimense e também comida japonesa, pizzas, sanduíches, chopp, grande variedade de petiscos, crepes, doces e sorvetes. Além de tornar Boa Vista mais bela e acolhedora, a Orla Taumanan tem impacto positivo na economia, criando novas frentes de trabalho ligadas diretamente ao turismo e à prestação de serviços. A iniciativa soma-se a outras obras de revitalização do centro histórico, iniciadas no primeiro mandato da Prefeita Teresa Jucá. No idioma macuxi, Taumanan significa paz. A Orla foi inaugurada em 02/07/2004.
CENTRO DE TURISMO, ARTESANATO E GERAÇÃO DE RENDA VELIA SODRÉ COUTINHO
O local conta com amplo espaço onde são realizados shows e eventos com capacidade para mais de 8 mil pessoas, além de núcleo permanente de exposições artísticas, lanchonetes e restaurantes com vista panorâmica para a Praça das Águas.
Inaugurado no aniversário de 113 anos de Boa Vista, o Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda é a principal área de lazer cultural e esportivo da capital. No local, funciona o projeto Academia Aberta, com atividades físicas abertas à população, sempre a partir das 19h, de segunda à sexta-feira.
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
O Centro de Informações Turísticas funciona no Prédio da Intendência, que faz parte do patrimônio histórico e cultural de Boa Vista, na Rua Floriano Peixoto, integrado à Orla Taumanan. O atendimento ao público é de terça a domingo, de 16h às 22h. Oferece informações sobre a história, opções de lazer e os atrativos naturais de Roraima, além de promover exposições artísticas e concertos musicais aos sábados.
LEIA MAIS SOBRE O CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
COMPLEXO AYRTON SENNA
Localizado no centro da cidade, o complexo Ayrton Senna possui 3 km de quadras de esportes (tênis, vôlei, futebol de salão e society, basquete), pistas de cooper, bicicross e kart, quiosques de sucos, guaraná da Amazônia, sanduíches, sorvetes, bares e restaurantes. É muito freqüentado por toda a população da cidade por ser local bastante arborizado, agradável e muito bem estruturado.
PARQUE NACIONAL MONTE RORAIMA
Uma paisagem recortada por rios, cachoeiras e formações rochosas compõe o cenário que abriga mais de 400 espécies de bromélias. Essas são algumas das surpresas reservadas a quem aceitar o desafio de chegar ao Monte Roraima, uma das montanhas mais antigas da Terra que fica na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.
LEIA MAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL MONTE RORAIMA
ILHA DE MARACÁ
A Ilha de Maracá é uma reserva biológica localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari.
Numa faixa de transição entre a selva amazônica e o cerrado, Maracá abrange cerca de 100. 000 ha de superfície com um relevo basicamente plano que apresenta algumas elevações no centro da ilha. O clima é tropical úmido, com uma estação de chuvas entre abril e setembro e temperatura média de 26° C. Onça pintada, anta, ariranha e guariba são algumas espécies supostamente ameaçadas de extinção que vivem no local, atraindo a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo. A Ilha possui uma infra-estrutura que dispõe de alojamentos, laboratórios, biblioteca e refeitório para os estudiosos que fazem pesquisas no local. A visitação depende de autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
Ibama: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1332. Boa Vista -RR
Fone: (95) 3224- 4011:
Fax: (95) 3224-4847
MONTE CABURAÍ
O ponto extremo norte do país, onde nasce o rio Ailã, impressiona pela beleza de suas corredeiras, além da fauna e flora riquíssimas. A cachoeira do Garã Garã é a mais linda de todas, com queda de 200 metros. Outro verdadeiro tesouro desta serra é uma flor que só pode ser encontrada em suas matas: a Clusia grandiflora.
O Monte Caburaí fica no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. Sua altitude é de 1.465 m e faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Fica a 80 km do Monte Roraima. História Em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição ao Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do extremo norte do Brasil. Mesmo assim, aquelas terras permaneceram por muito tempo esquecidas e o Oiapoque, no Estado do Amapá, ficou sendo considerado o ponto onde começaria o Brasil. Há alguns anos, descobriu-se que o Caburaí fica ao norte exatamente 84 km a mais do que o Oiapoque.
SERRA DO TEPEQUEM
Além de uma aventura ecológica por trilhas que levam a várias cachoeiras, visitar este local é conhecer também um pouco mais de perto as modificações sofridas pela natureza ao longo dos anos, devido à iintensa exploração de diamantes. A Serra fica no município de Amajarí, a 250 km de Boa Vista.
Com 1.100 m de altura, o Tepequem tem seu topo cortado por um vale onde ficam as cachoeiras do Paiva e Sobral. É mais uma região rica em ecossistemas, onde se encontra grande quantidade de frutas, além de raízes, cascas e folhas. Outra atração que vale a pena conferir é a cachoeira do Funil, que ganhou esse nome pelo formato que adquiriu depois que foi dinamitada pelos garimpeiros durante a perseguição pelos diamantes. Aos pés do Tepequem está o vale onde há milhares de anos existia um vulcão. O acesso é pela rodovia BR- 174, com entrada à esquerda no km 100, seguindo pela RR-014, passando pela Vila Brasil – Município de Amajarí.
PEDRA PINTADA
Na reserva indígena São Marcos, um imponente rochedo guarda lembranças de civilizações antigas. Em suas paredes, desenhos e símbolos pintados em cor ocre e vermelha atraem a atenção de turistas, pesquisadores e arqueólogos. Analisando a tinta utilizada, foi possível comprovar que estas pinturas e inscrições devem ter sido feitas há milhares de anos. Representam figuras de animais, seres humanos, astros e outros sinais ainda indecifrados. A pedra tem 60 m de diâmetro por 40 m de altura. As pinturas ficam em três áreas: na caverna (leste), painel principal (sul) e mesa de pedra (sudoeste-oeste). Um dos principais sítios arqueológicos do Estado, a Pedra Pintada fica à margem esquerda do Rio Parimé, à 140 km ao norte de Boa Vista. O acesso é pela BR 174, sentido Venezuela.
Guia de Hospedagens para Boa Vista