Entrar | Abrir Conta | | Cadastrar Hospedagem

Indoviajar

Maceió

Maceió

Esta funcionalidade de impressão dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Esta funcionalidade de Favoritos dos nossos Guias de Cidades e de Hospedagens está sendo aprimorada para que você obtenha maior qualidade e usabilidade de nosso material.
Em breve esta funcionalidade estará ativa em nosso Portal.

Diminui TextoDiminui Texto

As Lagoas de Maceió



LAGOAS DE MACEIÓ
Lagoa Manguaba
Lagoa Mundaú
O Estado de Alagoas é conhecido especialmente por suas belezas naturais e sua fama de "Paraíso das Águas", deve-se ao fato de ter em quase toda sua extensão dezenas de lagoas dos mais variados tamanhos e de rara beleza. Lagoas paradisíacas, adornadas por ampla vegetação tropical de coqueiros e manguezais.

As duas maiores representantes são as Lagoas Mundaú, formada pelo rio Mundaú e Manguaba, oriunda do rio PARAÍBA. A interligação destas duas lagoas numa região repleta de ilhas e canais forma o COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR MUNDAÚ/MANGUABA.

Localizado ao sul de Maceió e na porção central do litoral alagoano, este Complexo Esturaino- Lagunar possui uma superfície de cerca de 600 km2 e representa um dos mais importantes ecossistemas presentes no território alagoano, perpassando por aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos e ambientais.

Além de sua beleza, o Complexo impressiona pela diversidade de sua fauna e flora. Em sua vegetação, predominantemente de restingas e manguezais, é possível encontrar espécies como alecrim-da-praia, capim-da-praia, salsa-da-praia ou ainda, mangue vermelho, mangue branco, mangue preto e guaxuma. Os peixes estão representados pelas espécies: arraia pintada, bagre, pescada, tainha, carapeba, curimã. Entre os moluscos pode-se encontrar o sururu, muito utilizado na culinária alagoana, a unha de velho, taioba, maçunim. Os crustáceos: siri-azul, siri-grajaú, camarão branco, caranguejo-uça, guaiamum e camarão de água-doce.

È através dos canais que interligam estas duas lagoas, que se dá o escoamento das águas provenientes das mesmas em direção ao mar. Sinuosos eles permitem a navegação entre ilhas e cidades ribeirinhas, cujas populações são formadas basicamente por pescadores, rendeiras, jangadeiros e extrativistas vegetais. 

Lagoa Mundaú

Cenário ímpar que proporciona inspiração infinita, a Lagoa Mundaú surge como uma das mais poéticas paisagens de Maceió.
Por seus encantos, tornou-se num dos principais destinos turísticos da cidade. O visitante depara-se com um ambiente de indescritível beleza ao tempo que desfruta de uma rica gastronomia a base de frutos da lagoa, ou ainda deslumbra-se com a singularidade do artesanato encontrado nos lugarejos que a margeiam.

Perfeita para passeios - que em sua imensidão, parecem não ter fim – a Lagoa Mundaú é um convite incessante ao delírio visual, pois tem o pôr do sol mais belo que o imaginário humano pode vislumbrar.

O Passeio das 09 Ilhas, realizado diariamente por barqueiros do charmoso bairro do Pontal da Barra, leva o visitante a um indescritível contato com uma região rica em atrativos naturais, culturais e estruturais: a beleza da imponente Mundaú, o patrimônio histórico, artístico e cultural dos vilarejos, engenhos de açúcar, ilhas lacustres, gastronomia, folclore, artesanato, isto sem falar das inúmeras lendas, fruto da criatividade dos seus pescadores locais.


seta_indicadora Última Atualização: 14/12/2011 as 18:27:25

Escreva seus próprios comentários sobre Maceió

Compartilhe as suas experiências!


Maceió - Alagoas


Avaliação do IndoViajar
Capital do Estado de Alagoas
População: 896965 hab.
Temperatura Média: 25ºC


Clique para Abrir Galeria de Fotos

Link

Tags

Outros

Interaja com outros visitantes
| Envie suas Fotos |
Faça seus comentários |

Galeria de Fotos de Maceió

MACEIÓ

Administração do Porto de Maceió
Fone: (82) 217 2500
Diariamente das 8h/12h – 14h/18h

Aeroporto Zumbi dos Palmares - 24h
Fone:(82) 214-4000

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil - 24h
Fone: 193

Estação Rodoviária
Fone: (82) 221 4615
Diariamente das 8h/18h

Polícia (COPOM)
Fone: 190
Diariamente 24h

Polícia Rodoviária Federal
Fone: 1527
24h

Receita Federal
Fone: (82) 216 9100
2ª/6ª - 8h/13h

Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Rua Barão de Maceió, 288 - Centro
Fone: (82) 221 8399
24h

 

 

 

promocao

Últimos Estabelecimentos Cadastrados

Pajuçara

Hotel Pousada da Sereia

POUSADA
De $151,00 à $ 200,00
Pajuçara

Hotel Pousada da Sereia

POUSADA
Até $ 100,00
jatiuca

HOTEL BRISA TOWER

HOTEL
De $200,00 à $ 300,00

Guia de Hospedagens para Maceió

Siga o IndoViajar

  • Facebook
  • Twitter
  • RSS - Feeds
IndoViajar: Principal » Guia de Cidades » AL » Maceió  » As Lagoas de Maceió